Ministério Bethel

Histórico: 

 Em meados dos anos 80 surge no coração do pastor Gentil R. Oliveira, homem apaixonado pela vontade de Deus, a visão de romper com limites, imergir num propósito maior de Deus com sua igreja, quebrando paradigmas, dispondo-se como oferta a ousar daquilo que a igreja do Senhor em Goiânia, ainda não havia vivido. Mesmo sabendo da dificuldade em romper com tradições humanas, não se usurpou de sua missão.

    Foi com este sentimento e juntamente com alguns remanescentes da mesma visão, com respaldo do próprio Deus e apoio da Convenção Nacional dos Ministros Evangélicos das Assembléias de Deus Ministério Madureira (CONAMAD), iniciou-se com muitas dificuldades os cultos em uma Academia emprestada na Avenida Goiás, com instalações extremamente precárias, passando em seguida para o Auditório da CELG no Jardim Goiás por mais alguns domingos. Logo após esse período, foi realizada a locação de um galpão comercial na Avenida Independência, onde aconteciam umas três reuniões semanais.

    Em janeiro de 1991 finalmente é fundado oficialmente o Ministério Bethel, na Rua 12-A Nº 245 no Setor Aeroporto, local onde toda a visão anteriormente já tinha sido concedida. Era um espaço sem nenhuma infra-estrutura. Muito pequeno, sem formosura e nem era um ponto estratégico, os muros eram baixos e velhos, com vários pés de milhos na sua frente, cujas paredes estavam feias e estragadas pelo tempo e o piso era de cimento já gasto. O púlpito era uma pequena mesa e as cadeiras de todas as cores e formas. 

    Os membros eram o pastor Gentil, sua esposa, pastora Dalva Oliveira, seus filhos Gizza Laurene, Paulo André e Mara Lydia, juntamente com poucos irmãos. Alguns bebês que brincavam com terra solta dentro da Igreja não tinham a consciência de que naquele solo estava nascendo um grande ministério.

    Assim com 20 membros, e o Divino Companheiro à frente. Despreparados na ótica humana, mas preparados com a unção que Deus deu aos seus 12 discípulos, a unção da multiplicação. Corajosamente plantaram a semente de vários trabalhados que tem acompanhado a história do Ministério Bethel.


    Em seu primeiro ano de fundação, foram realizados dois grandes eventos:

1) Conferência Missionária: onde compareceram mais de 5.000 pessoas, tendo preletores de grande autoridade eclesiástica, entre eles o Bispo Manoel Ferreira.

2) A maior Cruzada Evangelística, já realizada em Goiânia, com o Pastor Benny Hinn, dos EUA.

    Ainda neste primeiro ano, destaca-se o início do trabalho missionário na Argentina, que posteriormente fora transferido para outro Ministério. 
Seguiram neste mesmo ano aberturas de Igrejas e trabalhos sociais como a do extinto Morro do Aranha, Jardim Tiradentes, Jardim Nova Esperança, entre outras, que hoje somam mais de 80 Igrejas filiadas no Brasil. 

    Da fundação até o ano de 1992, o Ministério foi marcado por pequenas campanhas de grandes repercussões, por meio de sinais, milagres, prodígios e maravilhas, como: cura divina, revelação, prosperidade financeira, restauração de vidas e um grande mover revolucionário no louvor que se expandia por toda cidade, fruto disso surgiu no início de 1993 uma grande campanha oficial do Ministério para todas as Igrejas: 93 NA UNÇÃO DO ESPÍRITO! Depois da primeira campanha, esta virou um ícone e referencial para tantos outros Ministérios, esta tradição encontra-se ininterruptamente há dezoito anos. O fruto da Campanha da Unção dos Anos 90 sugeriu que a partir do Ano de 2000 seria inevitável e muito oportuno, uma campanha também no meio do Ano, denominada CAMPANHA DA VITÓRIA, onde tradicionalmente é feito o corredor da Vitória, onde grandes milagres têm acontecido e transformações. 

    Após realizar uma série de trabalhos sociais, tais como, distribuição de cestas básicas, distribuição de remédios, ajuda e encaminhamento para consultas médicas, de forma isolada, surge no coração do Pastor Gentil, o desejo de realizar num só dia um Mutirão de Solidariedade, em locais carentes, desejo este que se transformou no Rally da Vida. Primeiro evento foi realizado no Jardim Primavera e foram assistidos mais de 1.000 pessoas com educação de higiene e saúde, atendimento médico, odontológico, corte de cabelo, aconselhamento jurídico, distribuição de roupas, remédios e alimentos, sendo que a parte principal foi o arrastão de evangelismo com trio elétrico e visitas aos domicílios. Durante muitos anos vários "Rallys" foram realizados sempe com muito sucesso e beneficiamento de muitas famílias em bairros carentes de Goiânia. Outro trabalho realizado com muito sucesso foi com as mães carentes, de baixa renda, despreparadas, recebendo ajuda com enxovais, instrução, acompanhamento psicológico, marcando na vida de muitas pessoas que não tinham onde recorrer, alcançando assim o favor de Deus por meio deste ministério.

    Dentro de um mover de crescimento, discipulado e consolidação da vida cristã, surge em 2001 a Oficina da Fé, que tratou do corpo, alma e Espírito da grande maioria dos membros da Igreja Bethel e de outros Ministérios. Dentro deste mesmo mover, de curar feridas na alma, foi criado o departamento de solteiros adultos que foi uma oficina de curas. Vidas sem esperança foram recebidas com muito amor e com certesa eles puderam constatar que o nosso Deus é o Deus de possibilidades.

    Muitos outros eventos foram organizados com muito sucesso, a MARCHA PARA JESUS por exemplo que em Goiânia não se consolidava, até que o Ministério Bethel assume a coordenação, e a partir daí realiza a maior marcha de todos os tempos na cidade de Goiânia, influenciando de forma decisiva a participação da igreja nas decisões governamentais da cidade e do Estado, a PEDALADA PRA JESUS outro evento que por todos os anos tem marcado a vida de todos os goianienses. A igreja toda se mobiliza em momentos de descontração aliando prática de exercícos físicos e adoração ao nosso Deus pelas ruas de Goiânia.

Programa Falando ao Coração (Rádio)
 
    No surgimento do Ministério Bethel, o Programa Falando ao Coração já era transmitido há pelo menos 10 anos, com o advento deste Ministério o Programa passou a ser o principal agente de comunicação da Igreja em todas as suas atividades, sempre com a marca firme da palavra trazida pelo Pastor Gentil e muitas variedades como: Dia a dia com Jesus, Em dia com a notícia, Altar da Intercessão, Entrevistas, Tirando dúvidas, Agenda Bethel e outros tantos que serviram de inspiração para todo segmento de rádio difusão evangélico. Foram muitos anos do Programa Falando ao Coração no rádio, sempre com uma grande audiência por parte da população que buscava um momento de comunhão com Deus através das ondas sonoras.

Programa Falando ao Coração (TV)
 
    Sonhado, discutido e planejado por mais de 10 anos, tornou-se realidade no dia 01 de setembro do ano de 2003, diariamente, ao vivo, de forma soberana, o Programa Falando ao Coração na TV e tornou-se hoje o culto matinal do goianiense e goiano, atingindo todas as classes sociais. São 6 anos no ar sempre pelo canal 11 da TV Band/Goiânia das 7:30 ás 08:00 hs. O Pastor Gentil e todo o ministério tem empenhado em manter o programa, pois as despesas são enormes mas contando sempre com ajuda dos evangelistas associados e de fieis patrocinadores louvamos a Deus por tão grande vitória.

    Em tudo vimos a mão do Senhor estendida sobre o Ministério Bethel. Na ocasião de uma visita a igreja, um homem de Deus profetizou que quando o Ministerio Bethel completasse a maioridade que seria 18 anos de existencia. Deus lhe daria a benção do local próprio. Foi quando pela providência de Deus, a liderança adquiriu uma área de 18000 metros quadrados na Av. T-8 esq. com Av. T-3 no Setor Bueno, onde está sendo construido o templo provisório que posteriormente será levantado o maior complexo evangélico de Goiânis denominado de Santuário Bethel.